4ebYpaTop · 31-Авг-07 13:37(17 лет 11 месяцев назад, ред. 20-Апр-16 14:31)
Musicas de capoeira vol. 4 Страна: Brazil Жанр: Capoeira Формат: MP3 Битрейт аудио: VBR 128-320 kbps Продолжительность: 34:42 Трэклист:
01. NO NAVIO NEGREIRO
02. TOTONHO DE MARE
03. POR QUE SERA
04.VIVENCIA
05. EU QUERIA MORAR NA BAHIA
06. MEU GUNGA
07. UM MENINO
08. ME LEVA PRA BAHIA
09. LIАAO DE CAPOEIRA
10. MENINO DA PERO VAZ
11.JOGO DA BASSULA
12. EU VOU
13. A RODA VAI COMEАAR
14. PLANALTO CENTRAL
15. FACA DE PONTA
Abada Capoeira
Музыка капоэйра известна по всему миру. Недавно музыканты появились и в России. Это первое, что привлекает человека, который просто идет по улице мимо роды.
Музыка в капоэйра очень важна и функциональна. Она задает ритм игрокам, настраивает их на игру, сохраняет атмосферу на протяжении всей роды. Инструменты, использующиеся в оркестре древние и традиционные для всех капоэйристов, хотя их набор и разнится в зависимости от школы. Каждый инструмент в сочетании с другими составляет оркестр (батерию).
Инструменты капоэйра просты и не требуют особого мастерства в изготовлении. Хотя материалы традиционны, некоторые умельцы изготавливают инструменты из подручных материалов, но это скорее от необходимости играть на чем-то за неимением лучшего.
Основной инструмент в капоэйристской музыке - Беримбау. Беримбау родом из Африки. Он до сих пор используется в обрядах многих племен этой страны.
Сейчас Беримбау - основной инструмент, "визитная карточка" капоэйра, хотя долгое время музыкальное сопровождение было представлено только барабанами. С виду Беримбау очень похож на лук, только снизу к нему приделана пустая высушенная тыква с отверстием (кабаса) в качестве резонатора. По металлической "тетиве" музыкант ударяет палочкой и на играющую руку одевает кашиши - плетеную коробочку с ракушками.
В оркестре обычно присутствует три Беримбау. Гунга - самый низкий звук - самая большая кабаса. Этот Беримбау задает основной ритм. Медиа - Беримбау со средней кабасой - поддерживает ритм, иногда играет ритм, обратный Гунга. Виола - самая маленькая кабаса - играет импровизацию, соло.
Несмотря на то, что Беримбау издает всего два звука - открытый и закрытый, в умелых руках этот инструмент звучит довольно приятно, однако ученик, "играющий" на Беримбау, чрезвычайно раздражает.
Атабаке - второй по значимости инструмент в капоэйристской музыке. Это большой африканский барабан, по форме напоминающий человеческое тело и издающий глубокий басовый звук. Очень важно, чтобы атабаке был традиционным - то есть изготовленным специально для капоэйра. Простой там-там, купленный в магазине не подходит для оркестра капоэйра, поскольку инструменты специально подобраны по звуку, звучание будет абсолютно другое.
Пандейру - разновидность бубна. Опять же действует условие о традиционности инструментов. Тамбурин для роды не подходит!
Агого - двойной "колокольчик", сделанный из кокосового ореха и палочки. За неимением кокосового агого можно использовать металлический, но на звуке это сказывается плохо.
Mestre Camisa
Mestre Camisa ( Jose Tadeu Carneiro Cardoso) родился в Bahia на севере-востоке Бразилии. Он начал заниматься капоэйра в 7 лет под руководством старшего брата Camisa Roxa – ученика Mestre Bimba. Через несколько лет он переехал в Сальвадор чтобы продолжить обучение и стал посещать Академию Mestre Bimba. В начале 70-хMestre Camisa вместе со своим братом участвовали в годовом туре в Бразилии с танцевальной группой Olodum Mare. Труппа провела 3 месяца в Рио де Жанейро, после чего отправилась с туром в Европу. Однако Mestre Camisa остался в Рио и стал зарабатывать на жизнь, обучая капоэйра.
Как раз в этот период он признал необходимость создания формальной структуры занятий, найти места для тренировок, выработать план занятий, обсудить технику и определить иерархию. Помимо этого Mestre Camisa чувствовал необходимость создать семейную атмосферу для людей из разных городов, которые оставили свои семьи, чтобы посвятить себя занятиям капоэйра.Этот момент был основным импульсом для создания новой организации, которая с 1988 года называется ABADA-Capoeira (Associacao Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira - Бразильская ассоциация для поддержки и развития искусства капоэйра).
С начала 80-х Mestre Camisa разрабатывает свой собственный стиль капоэйра, добавляет уникальную технику и методологию, что усилило боевую часть капоэйра и сделало Mestre Camisa ведущим мастером капоэйра в мире. Он разрабатывает технику нейтрализации противника с помощью захватов и уходов, скорости и эффективности движений, ударов и бросков. Эта техника позволяет ему бороться с более массивными противниками на равных условиях.
Сегодня ABADA-Capoeira насчитывает более 40 000 участников и является самой большой ассоциацией капоэйра в мире. Mestre Camisa возвел в ранг Mestranda двух женщин (всего такого уровня в ABADA достигли 8 человек). Он проводит семинары и присутствует на батизадах как в Бразилии, так и по всему миру.
Через ABADA-Capoeira Mestre Camisa следит за развитием современного языка капоэйра, сохраняя традиции и основы капоэйра, а также всех аспектов капоэйра в мире – это и боевое искусство, и веселая игра, песни и просто искусство.
Интервью с Mestre Camisa.
Знакомство с капоэйра
«В Бахе я всегда видел играющих людей, но в свободной форме и без беримбау. Через некоторое время Camisa Roxa поехал учиться в Сальвадор, а когда он вернулся, то показал нам технику капоэйра, которой научился у Mestre Bimba. Эти небольшие уроки скорее напоминали игры между братьями и сестрами и увеличили наш интерес к капоэйра. Кроме того, старшие всегда рассказывали истории про капоэйристов и их достижениях: один уложил трех или четырех противников одновременно, у другого был corpo fechado» (…) « В то время все мужчины носили мачете на поясе. Мне всегда нравилось наблюдать, как ловко они ими владели» (…) «Когда ты идешь в приличное место, например, в церковь, ты снимаешь шляпу и мачете и оставляешь их у входа»
Из Эстивы в Сальвадор
Наша семья жила на маленьком ранчо Estiva, штат Бахиа, округ Якобина. Там были только начальные школы и чтобы продолжить образование, нужно было ехать в Сальвадор. Отец как мог, откладывал мой отъезд в Сальвадор, наверное, он надеялся, что я останусь и займусь ранчо. После его смерти семья переехала в Лапину в Сальвадоре.
Уличные роды
«В Сальвадоре мне нравилось гулять по улицам, смотреть, а позже и участвовать в уличных родах. Я все больше и больше участвовал в родах мештре Вальдемара, в Liberdade (Pero Vaz.). (…)Однажды Camisa Roxa увидел меня играющим в роде и решил, что это довольно опасная вещь для двенадцатилетнего мальчика. Он поговорил с матерью об этом и она, до этого не разрешавшая мне официально заниматься капоэйра, так как это отвлекало меня от учебы, решила, что мне стоит поступить в академию мештре Бимбы. Но тогда она еще не знала, что, однажды поступив в его академию, я буду заниматься только двумя вещами: тренироваться там ночью и участвовать в уличных родах днем…»
Академия Mestre Bimba
Первый раз я пошел к Mestre Bimba с моим братом. В то время я еще жил на семейном ранчо. Я постарался запомнить все, что происходило в классе. Позже, когда мой брат отправился на занятия, я остался один в его квартире в Сальвадоре. Я передвинул всю мебель в комнате, чтобы освободить побольше места и попробовал повторить все, что видел. (...) Я был целеустремленным учеником и уже через год достиг уровня formado в группе Mestre Bimba (…) Я многое узнал о капоэйра из разговоров с местре. Он был уже пожилым человеком и не мог наглядно демонстрировать некоторые приемы. (…) Помещение имело форму квадрата. Во время роды ученики сидели на скамьях, и Mestre Bimba играл на беримбау.
Прибытие в Рио
К тому времени уже было много разговоров о поездке Mestre Bimba в штат Гоа. Мой брат тренировался перед поездкой с национальным шоу Olodum Mare. Я всегда ходил на репетиции группы и решил отправиться с ними в годовой тур. (…)Когда я уезжал, у меня было интуитивное чувство, что я больше не вернусь в Сальвадор. Каждый раз, когда мы приезжали в новый город, я представлял, что останусь там на какое-то время. (…) Шоу выступало в Рио-де-Жанейро три месяца, после чего отправилось в Европу, где мы назывались Brasil Tropical (...). Рио пленило меня: мир самба, школы самба, социальная и культурная жизнь вообще. (…) Я не мог поехать в Европу с группой из-за занятий в Сальвадоре. (..). Когда корабль отправлялся в Европу, я смотрел ему вслед. В моем кармане был билет до Сальвадора и немного денег на отель. Я порвал билет и решил рискнуть – осуществить свою мечту и давать уроки капоэйра.
Жизнь капоэйра
Моим первым учеником был гаучо из городка Pelotas, который видел выступление Olodum Mare в Porto Alegre. Прогуливаясь по улицам, он увидел небольшое объявление о занятиях капоэйра. (…) Позже к нему присоединились другие, например Клаудио Морено. (…) Я начал обучать капоэйра в стиле Mestre Bimba. Тем не менее, я чувствовал, что что-то шло не так; недостаток мотивации или интереса – я не знаю, но я начал добавлять что-то свое, стал приспосабливаться к обстоятельствам. (…) В то время я чувствовал себя очень одиноким, ночами я слушал песни, в которых пелось о Бахе и плакал. На выходных и праздниках я был один и очень из-за этого переживал. Мне было сложно вынести подобные дни одиночества и тогда я начал давать уроки по выходным, чтобы меньше времени проводить одному.
Основание ABADA Capoeira
Идея об основании ABADA пришла ко мне как раз после того сложного периода. Отсутствие формальной структуры занятий, необходимость составить базовый план тренировок, найти место для занятий, обсудить технику и определить иерархию – все это было очень важно. Но мне кажется, что основным моментом было желание создать семейную атмосферу для людей из разных городов, которые оставили свои семьи, чтобы посвятить себя занятиям капоэйра. Возможно, как раз из-за того, через что я прошел, я собрал людей преподающих капоэйра в Рио и других городах, таких как Ceara, Capixaba in Espirito Santo Linguado en Pernambuco, чтобы основать ассоциацию, что дало бы нам структру и поддержало бы новых капоэйристов. (…) Поиск имени для ассоциации занял долгое время, так как оно должно было отражать сущность ассоциации и иметь прямое отношение к капоэйра.
Да вот если бы кто-нить дал бы треклист к Musicas de capoeira vol. 1, а то у меня 3 песенки неизвестные получаются (остальные названия нашел). И спасибо за добавленую информацию.
Хотя ладно, выложу что есть, а там посмотрим закроют, не закроют.
Вот на всякий случай попались тексты с четвертого:
скрытый текст
Abadá Capoeira - Mestre Camisa - Musicas de Capoeira Vol.4 1. No Navio Negreiro No navio negreiro
No tempo da escravidão
Seguia sem rumo o negro
Sem rumo seu coração
No canavial
Negro era o carro forte
Entre a vida e a morte
Negro era a solidão
Hoje negro é vida
Negro é luz é um talento
Mas que em certos momentos
Sinto em seu peito uma dor Para tentar esquecer
Das angústias do passado
Daquele rosto marcado
Faz meu corpo enfraquecer
Mas algo
Dentro de mim é mais forte
Me conduz além da morte
E guia meu coração
Sinto em meu peito
A força da capoeira
Essa arte brasileira
Luta de libertação Por isso
Quondo eu toco um berimbau
Sinto arrepiar a alma
Sinto a mente mais calma
Minha dor se vai então, Camarada 2. Totonho De Maré Ê Maré
ÔÔ Maré Ê Maré
ÔÔ Maré Totonho de Maré é Capoeira
Totonho de Maré é da Bahia Ê Maré
ÔÔ Maré Ê Maré
ÔÔ Maré Quando você foi a Bahia
Pra buscar o seu axé
Lembre de Mestre Bimba
E de Tontonho de Maré Ê Maré
ÔÔ Maré Ê Maré
ÔÔ Maré Nas rodas de capoeira
Ele mostrava o seu valor
Era um grande capoeira
E tambêm estivador Ê Maré
ÔÔ Maré Ê Maré
ÔÔ Maré Revirando as lembranças
As memórias do passado
Recordei um capoeira
Que poucos estão lembrados Ê Maré
ÔÔ Maré Ê Maré
ÔÔ Maré 3. Por Que Será? Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar
Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar Já correu notícia
Houve morte em Palmares
Morreu o negro chamado
Gangazumba Já correu notícia
Houve morte em Palmares
Mataram o Negro Chamado
Gangazumba, por que será Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar
Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar Naquele tempo não existia a princesa
Não havia pão na mesa
Só tinha o canavial Era o suor, era o sangue derramado
Era o trabalho do negro
Dia e noite sem parar Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar
Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar E hoje em dia
Depois do canavial
Tem o relógio de ponto
Que não para de marcar E se o negro tá doente
E não consegue chegar
Seu patrão ou sinhozinho
Continua a perguntar Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar
Por que será, por que será?
Que hoje o negro nao veio trabalhar 4. Vivência A mulher da língua grande
A mulher da língua grande
E galo que não tem espora
Um fala da vida alheia
O outra canta fora de hora Galo velho quando canta
Avisa que está na hora
Tropeiro que acorda tarde
Pega o burro na espora
Caçador quando se perde
É coisa do caipora
O cabra do sangue quente
Pra brigar não escolhe a hora
Quando vê a coisa feia
Na hora não se apavora
Quem sabe pega com jeito
Qem não sabe pega na tora
Vivo aprendendo nessa vida
O mundo é minha escola, Camaradinha... 5. Eu Queria Morar Na Bahia Eu queria morar na Bahia
Eu queria ir pra São Salvador Eu queria morar na Bahia
Eu queria ir pra São Salvador Ô Bahia terra de mandinga e candomblé
Agua de côco, cocada baiana e acarajé Eu queria morar na Bahia
Eu queria ir pra São Salvador Caravelas, Boipeba, Itacaré e Corumbau
Mercado Modelo, rodas de capoeira
E berimbau, ô Bahia Eu queria morar na Bahia
Eu queria ir pra São Salvador Amaralina, Pelourinho e Abaeté
Jogo ligeiro nesta arte de bater com o pé Eu queria morar na Bahia
Eu queria ir pra São Salvador Mestre Bimba, Pastinha, Besouro e Aberrê
Cobrinha Verde, João Grande
João Pequenho e Mucungê Eu queria morar na Bahia
Eu queria ir pra São Salvador 6. Meu Gunga (com Gunga é Meu) Eu já vi cantar de tudo
Nas rodas de Capoeira
Louvação pros velhos mestres
E até pra quem morreu Do pandeiro e do atabaque
Do ganzá e do agogô
Só não vi falar do dia,
em que o meu gunga quebrou Cadê meu gunga que me prometeu
Oiaiá cadê meu gunga que você me prometeu Tem sempre um cabra na roda
Que é pra tomar conta disso
Troca arame, curva verga
De beriba ou de caniço Gunga veio do Kikongo
Me disseram um tempo atrás
Dizem que é pessoa velha
Pra mim o meu gunga é muiton mas Cadê meu gunga que me prometeu
Oiaiá cadê meu gunga que você me prometeu Pode ter bom mandingueiro
Cantador no meu terreiro
Pouco importa camaradda
Meu gunga fala primeiro Gunga é Meu, Gunga é Meu
Ê gunga é meu foi meu pai que me deu Gunga é meu, Gunga é meu Ai Ai, Gunga é meu, Ai Ai gunga é meu
Gunga é meu, Gunga é meu Ê gunga é meu foi meu pai que me deu
Gunga é meu, Gunga é meu 7. Um Menino Histórias da capoeira
Você já ouviu contar
Mas existem aquelas
Que você hesita em acreditar
Eu me lembro que lá da Bahia
Saiu um menino sem nada levar
Chegando aos pés do Redentor
Mostrou como o mestre soube lhe ensinar
O vento batendo no peito
O rio gaz seu leito
Descende pro mar
Foi visto como um vagabundo
Hoje corre o mundo com seu abadá
Não esperemos sua morte
Pra numa cantiga lhe homenagear
Pois mesmo que seu corpo durma
Jamais sua luz deixará de brilhar Auê mandinguero
É seu amigo quem lhe avisa Auê mandinguero
Olhe as armadas dessa vida Auê mandinguero
Salve amigo Mestre Camisa 8. Me Leva Pra Bahia Ê me leva na Bahia
Ê leva na Bahia
Ê me leva na Bahia
Ê leva na Bahia Vou conhecer a Fazenda Estiva
Na terra de Jacobina
O meu mestre veio de lá Ê me leva pra Bahia
Ê leva pra Bahia Côco mironga
Na Bahia chama dendê
Dá o tempero ao Caruru
E também ao vatapá Ê me leva pra Bahia
Ê leva pra Bahia A casa de pedra
Que foi cativeiro de escravo
Onde o navio negreiro
Chegava na beira do mar Ê me leva pra Bahia
Ê leva pra Bahia Lá tem macumba
No pé de iroco velho
Na da casa de Pai Xangô
No Axé Opô Afonjá Ê me leva pra Bahia
Ê leva pra Bahia Minha Bahia
Berço da cultura brasileira
É terra de Mestre Bimba
E também da capoeira Ê me leva pra Bahia
Ê leva pra Bahia 9. Lição Do Capoeira Neste mundo de meu Deus (2x)
só vejo ingratidao
Amigo traindo amigo
que um dia lhe estendeu a mão Mas o mundo dá muitas voltas
e das voltas vem a lição
E hoje quem está por cima
amanhá, pode ester no chão Oi sacode a poeira
Levanta do chão
Oi jogue Capoeira
Conforme a razão Oi sacode a poeira
Levanta do chão
Oi jogue Capoeira
Conforme a razão A vida tem dessas coisas
Que magoa o coração
Da maldade de um falso amigo
Eu fiz essa canção Oi sacode a poeira
Levanta do chão
Oi jogue Capoeira
Conforme a razão Oi sacode a poeira
Levanta do chão
Oi jogue Capoeira
Conforme a razão Vou tornar a te dizer
Pois não guardo ingratidão
Se um dia você precisar
Ainda te dou a mão 10. Menino Da Pero Vaz Eu mandei
Um recado lá pro céu
Pedindo pra Nosso Senhor
Que olhasse ao chegar
Que recebesse com glória
Nosso mestre Waldemar
A roda deve estar pronta
Pra quando ele chegar
Dê lhe um berimbau vozeiro
E por favor, deixe-o cantar
Diga lá menino velho
Como lá na Pero Vaz
Na Bahia de outrora
Dos seus tempos de rapaz
Lá se foi Pastinha e Bimba
E Besouro Mangangá
Deus achou que era tempo
De levar seu Waldemar
Atenção capoeiristas
Não é hora pra chorar
Feche os olhos e imagine
A roda vai comçar, Camará 11. Jogo Da Bassúla Lá na Ilha de Luanda (x2)
Pescador já vem do mar
Vem trazendo bom pescado
Graças a velha Kianda
Nossa Rainha do Mar No Jogo da Bassúla
Negro vai te derrubar
Cuidado menino pescador
já vem do mar No jogo da Bassula
Negro vai te derrubar
Pescador tem tradição para
seu filho ensinar No jogo da Bassula
Negro vai te derrubar
Vem trazendo bom pescado
para um mufete preparar No jogo da Bassula
Negro vai te derrubar
No jogo da capoeira
A Bassúla eu vou botar No jogo da Bassula
Negro vai te derrubar
lemanjá velha Kianda nossa
Rainha do Mar No jogo da Bassula
Negro vai te derrubar
No tronco do imbondeiro
faz se casa pra morar 12. Eu Vou Hoje eu vou,
Vou jogar capoeira, eu vou
Hoje eu vou,
Vou jogar Capoeira, euvou Eu vou jogar Capoeira
Eu vou tocar meu berimbau Eu vou jogar Capoeira
Eu vou tocar meu berimbau Este jogo que é mandinga e malícia
É luta, que também é mortal Eu vou jogar Capoeira
Eu vou tocar meu berimbau Angola e a Cavalaria
Iúna, São Bento Regional Eu vou jogar Capoeira
Eu vou tocar meu berimbau Eu vou dançar ao some de um instrumento
Todo feito de arame e de pau Eu vou jogar Capoeira
Eu vou tocar meu berimbau Eu já rodei o mundo inteiro
Mas nunca vi nada assim igual Eu vou jogar Capoeira
Eu vou tocar meu berimbau Rabo de arraia, meia lua, martelo e rolê
Faca de ponta, navalha cortando é pra valer 13. A Roda Vai Começar Subiu ao céu Zumbi
Aberrê e Paraná,
Também subiu Mestre Bimba
e Besouro Mangangá lá no céu tem capoeira,
uma estrela me falou.
Quando ronca a trovoada
É que a roda começou Joga Besouro, Zumbi
Mestre Bimba e Paraná
a roda estava animada
Todo mundo a espiar Mas Pastinha aqui na terra
Estava cego a lamentar
Levantou a mão e disse:
Ah meu Deus! Eu também
quero jogar Subiu ao céu Pastinha
Começou a trovejar
No céu um clarão mais
forte o iaiá.
A roda vai começar, camarada.. 14. Planalto Central No Centro Oeste já tem capoeira
Mestre Bimba fori lá e ensinou
Aquela gente a passar rasteira
Dar cabeçada, martelo voador No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional O Mestre Bimba foi um grande genio
Foi o criador do estilo regional
Uma verdadeira pedra preciosa
Que hoje brilha no Brasil Central No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional Eu tive um sonho que eu vi capoeira
Nas praias lindas do meu Araguaia
jaguarité plantando bananeira
Corimatá dando rabo de arraia No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional O boi guanú é uma fera selvagem
Que corre livre pelo cerradão
Tem lobo guará e tem gato do mato
A famosa andira que é um morcegão No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional Na minha terra tem grandes chapadas
Rios cristalinos, lindos pantanais
E a capoeira rompeu a fronteira
E já chegou lá no Paraguai No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional No Planalto Central, no Planalto Central
Foi lá Mestre Bimba ensinar Regional Até nas aldeias capeoira cresce
Os índios xavantes gostaram demais
E agora aqui nossa gente agradece
A Mestre Bimba que veio pra Goiás 15. Faca de Ponta Faca de ponta quer lhe furar
Cuidado moço que o negro quer lhe pegar Faca de ponta quer lhe furar
Cuidado moço que o negro quer lhe pegar Esse negro mandingueiro
Ta lhe armando uma emboscada
Espera você passar
Sozinho pela estrada
Escondido numa moita
Com sua faca amolada Faca de ponta quer lhe furar
Cuidado moço que o negro quer lhe pegar No toque do berimbau
O jogo é a lei do cão
O negro levou rasteira
Na roda caiu no chão
Agora jura vingança
Com sua faca na mão Faca de ponta quer lhe furar
Cuidado moço que o negro quer lhe pegar Berimbau tocou São Bento
Hoje o jogo é pra valer
Se você não der no negro
O negro dá em você Faca de ponta quer lhe furar
Cuidado moço que o negro quer lhe pegar Mas você é capoeira
E tem que usar mandinga
No molejo da esquiva
Pra que a faca não te atinja